quarta-feira, 25 de julho de 2007

Um Pouco De Teoria Musical

Não darei toda a teoria aqui como é evidente e também não é esse o propósito principal deste blog, quem sabe criarei posteriormente um blog dedicado apenas à teoria musical, harmonia, arranjo, composição, etc. Acho realmente que podem e devem-se complementar ambos os blogs. Mas falaremos disso mais tarde. Provavelmente criarei o blog quando as matérias de teoria musical forem mais avançadas e estiverem num ponto em que seja necessário dividir estes assuntos (piano e teclados e teoria musical) de forma a clarificar e não confundir.

Aproveitem para se pronunciarem sobre este assunto - qual a vossa opinião de criar um blog para aprofundar as questões de teoria descritas acima - o vosso contributo é fundamental para a construção ou não do blog. Comentem.

Mas como todo o músico (incluindo quem toca piano e/ou teclados) tem que saber o básico e um pouco mais de teoria musical, falaremos agora sobre as bases teóricas da música.

A música é a arte do som, esta definição é um pouco redutora, mas é a mais convencional e geralmente aceite, e por agora serve.

As propriedades do som são quatro:
Duração - É o tempo de produção do som.
Intensidade - É a propriedade do som ser mais fraco ou mais forte.
Altura - É a propriedade do som ser mais grave ou mais agudo.
Por exemplo no piano, tocando-se da direita para a esquerda, o som vai-se tornando mais grave. Tocando-se da esquerda para a direita, vai-se tornando mais agudo.
Timbre - É a qualidade do som que permite reconhecer a sua origem.
É pelo timbre que sabemos se o som vem de um violino, de uma flauta, de um piano, ou de uma voz humana.

Na escrita musical, as propriedades do som são representadas da seguinte maneira:
Duração - Pela figura da nota (semibreve, colcheia, etc) e pelo andamento (Moderato=moderado; Allegro=alegre; Lento, etc - assunto a desenvolver posteriormente).
Intensidade - Pelos sinais de dinâmica (f=forte; p=piano,etc - assunto a desenvolver posteriormente).
Altura - Pela posição da nota na pauta e pela clave (se for clave de sol, clave de fá, clave de dó, etc - assunto a desenvolver posteriormente).
Timbre - Pela indicação da voz ou instrumento que deve executar a música.
A Pauta ou Pentagrama

A pauta ou pentagrama é um conjunto de cinco linhas horizontais, paralelas e equidistantes (têm a mesma distância entre si) e quatro espaços.

Tanto as linhas como os espaços são contados de baixo para cima



As notas podem ser escritas nas cinco linhas e nos quatro espaços


A posição da nota na pauta indica a altura do som, quanto mais para cima estiver escrita a nota, mais agudo é o som e quanto mais para baixo estiver escrita a nota, mais grave é o som. Por exemplo uma nota escrita na primeira linha será mais grave que uma nota escrita na segunda linha ou no terceiro espaço,etc., e uma nota escrita no quarto espaço será mais aguda que uma nota escrita num espaço ou linha mais abaixo como o segundo espaço ou a terceira linha por exemplo.

Mas existem notas mais agudas e notas mais graves que a pauta, para as escrevermos precisamos de linhas e espaços suplementares.

Linhas e Espaços Suplementares

São linhas e espaços que se acrescentam à pauta (acima ou abaixo) para escrever notas mais agudas (acima) e mais graves (abaixo) que esta.

As linhas e espaços suplementares são contados apartir da pauta, ou seja, à medida que se vai acrescentando.


É muito raro acrescentar ao pentagrama mais do que cinco linhas suplementares quer inferiores, quer superiores.

Notas escritas em espaços e linhas suplementares:

Neste exemplo a primeira nota está escrita no terceiro espaço suplementar inferior, e a segunda nota está escrita na segunda linha suplementar superior.

Resumindo:

Linhas e espaços na pauta:


(clicar na imagem para ver um pouco melhor)

Linhas e espaços suplementares:


(clicar na imagem para ver um pouco melhor)

Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida é só dizer.
Abraço
NMGA

6 comentários:

Anónimo disse...

Boas, parabéns por este iniciativa e pela forma louvavel como dispões do teu conhecimento para os outros sem qualquer retorno.

Tenho a certeza que este é um espaço de todo recomendável a qualquer músico iniciante(por agora) quer seja pianista quer seja de qualquer outro instrumento.

Falar de música nem sempre é perceptivel dai que quero felicitar-te pela forma simples, correcta e oblectiva com explicas-te os textos já publicados.

Achava interresante colocares links uteis para nós musicos podermos ter acesso a informação que, pelo desconhecimento das matérias não os conseguimos encontrar, ou melhor, não distinguimos muitas vezes os conteúdos enriquecedores dos deprimentes.

Quanto á abordagem de temas mais especificos no ambito da formação musical, concordo a 100% com essa existencia e como se diz em "bom português" ontem já era tarde.

Muitos Parabens por mais este trabalho, 1 abraço

NMGA disse...

madu muito obrigado pelo teu comentário.

Quanto aos links é um pouco complicado, devido ao facto de que é raro eu encontrar links em que concorde com tudo o que lá é dito, ou melhor é raro encontrar links isentos de erros, muitos deles crassos. Mas existem alguns bastante bons e confiáveis. Como tal o que posso tentar fazer é colocar um link no corpo de uma mensagem minha que trate do mesmo assunto que eu estiver a tratar, funcionando assim como mais uma ajuda no estudo de determinada matéria. Colocar o link fora do corpo da mensagem, como por exemplo na página inicial do blog, seria concordar com o link na sua totalidade daí ser raro tal acção de minha parte, mas não impossível...mas colocar certas partes de sites como referência para determinado tema, concerteza. Muito provável mesmo será até a referência a sites que tratem de assuntos que podem ser prerequesitos para outros que tratarei eu, não vamos reeinventar a roda se houver material bom já publicado certamente que o recomendarei.

Quanto à construção de um novo blog para assuntos mais aprofundados de teoria musical e afins, muito obrigado pela tua opinião e vamos tentar que o ontem afinal não seja assim tão tarde.

Abraço
NMGA

Serani disse...

Prof o blog é muito bom,é muito objectivo e facil de compreender.
Espero k consigas continuá-lo.
Parabens e jinhos

NMGA disse...

Obrigado mazanga pelo teu comentário e continua a enviar as tuas sugestões. Também eu espero conseguir continuar este blog.
Qualquer ideia que tenhas envia.

NMGA

Luis Esperança disse...

Eu sei que este espaço do blogue com o nome de "Um pouco de teoria musical" já esta aqui a algum tempo, mas eu só me queria pronunciar agora, mais vale tarde que nunca, eu só queria dizer que acho que seria muito bom se se começasse outro blogue só para aprofundar ainda mais os nossos conhecimentos musicais.
Eu penso isto porque para quem se que formar e ser um bom musico, tem que ter conhecimento não só do seu instrumento e também de musica em geral.

Portanto acho que um blogue sobre musica seria mesmo bom.
E acho que este blogue sobre musica não deveria só aprofundar a musica mas também aprofundar os vários estilos musicais, músicos famosos, entre outras coisas.
Eu sei que isto daria muito trabalho mas acho que este trabalho daria os seus frutos posteriormente.

Obrigado por terem lido este comentário, isto e so o que eu penso.

Obrigado e um abraço a todos os amantes da musica que consultam este blogue.

Anónimo disse...

adoro o seu blog!
está muito rico em termos de informaçao !
continue assim e poste mais!
Adorei =)