sábado, 3 de novembro de 2007

Intervalos

Intervalo, musicalmente falando, é a distância entre dois sons distintos, entre duas notas diferentes.

Os intervalos podem ser melódicos ou harmónicos. Os intervalos melódicos são aqueles em que as notas se sucedem, ou seja, primeiro é tocada ou cantada uma nota e seguidamente a outra. Os intervalos harmónicos são aqueles em que ambas as notas são tocadas simultâneamente. Como é evidente uma só pessoa não conseguirá cantar intervalos harmónicos visto não ser possível cantar duas notas ao mesmo tempo pela mesma pessoa.

No caso dos intervalos melódicos, estes podem ser ascendentes ou descendentes. Ascendentes se a nota seguinte for mais aguda que a anterior, e descendentes se a nota seguinte for mais grave que a anterior.

Ao intervalo, dá-se o nome igual ao número de notas que o constitui, por exemplo, dó - ré tem duas notas assim sendo o intervalo é uma segunda. O intervalo dó - mi é constituido por três notas (dó-ré-mi) por isso é uma terceira, e assim sucessivamente.



Dó-Ré é uma segunda
Dó-Mi é uma terceira
Dó-Fá é uma quarta
Dó-Sol é uma quinta
Dó-Lá é uma sexta
Dó-Si é uma sétima
Dó-Dó é uma oitava

Exite ainda o uníssono, que é a repetição da mesma nota por exemplo Dó-Dó (não confundir com a oitava. Para definição de oitava ver mensagens anteriores). O uníssono não é rigorosamente um intervalo visto que na realidade não há distância entre uma nota e outra, pois são a mesma nota.


Se tiverem dúvidas digam.
Abraço
NMGA

Sem comentários: