sexta-feira, 27 de julho de 2007

Constituição Das Figuras E Algumas Regras De Escrita

As Figuras Musicais são constituídas pela cabeça da nota, pela haste e pelo(s) colchete(s).
No caso da Semibreve esta figura é apenas constituída pela cabeça da nota:

A Mínima é constituída pela cabeça da nota e pela haste, assim como a Semínima:
A Colcheia é constituída pela cabeça da nota, pela haste e por um colchete:

A Semicolcheia é constituída pela cabeça da nota, pela haste e por dois colchetes:

A Fusa é constituída pela cabeça da nota, pela haste e por três colchetes:
A Semifusa é constituída pela cabeça da nota, pela haste e por quatro colchetes:

Quando as figuras são escritas acima da terceira linha, as hastes são colocadas para baixo e à esquerda da figura:




Quando as figuras são escritas abaixo da terceira linha, as hastes são colocadas para cima e à direita da nota:





Quando as figuras são escritas na terceira linha, as haste tanto podem ser colocadas para baixo e à esquerda da figura, como para cima e à direita da figura. Neste caso a haste está colocada para baixo e à esquerda da figura:




Nas figuras que têm colchetes (colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa) estes são sempre escritos no lado direito da haste e no sentido da cabeça da nota:





Quando se escrevem figuras com colchetes ao lado umas das outras, ligam-se os mesmos uns aos outros, assim:


(colcheias ligadas) (semicolcheias ligadas)

(fusas ligadas)


(semifusas ligadas)

Nota: Quando os colchetes se ligam as hastes são escritas todas para baixo ou todas para cima, quer a figura da nota seja escrita acima ou abaixo da terceira linha.

Espero que ajude. Bom trabalho.

Abraço

NMGA

As Figuras Musicais E Respectivas Pausas

As Figuras musicais e as pausas representam a duração. Cada Figura tem uma pausa que lhe corresponde, ou seja, para cada figura existe uma pausa com o mesmo nome e que tem a mesma duração. A Pausa é um silêncio na música.

Enquanto que as figuras representam o som e a sua duração, as pausas representam silêncio e sua duração. Por exemplo a semibreve representa a duração do som durante 4 tempos e a pausa de semibreve representa o silêncio na música durante 4 tempos.

Breve e Pausa de Breve - Raramente usada nos nossos dias. Era muito usada na música antiga. Tem a duração de 8 tempos.

Semibreve e Pausa de Semibreve - É a figura usada actualmente como referência de tempo. Tem a duração de 4 tempos

Mínima e Pausa de Mínima - Tem a duração de 2 tempos.


Semínima e Pausa de Semínima - Tem a duração de 1 tempo.

Colcheia e Pausa de Colcheia - Tem a duração de 1/2 tempo.


Semicolcheia e Pausa de Semicolcheia - Tem a duração de 1/4 de tempo.


Fusa e Pausa de Fusa - Tem a duração de 1/8 de tempo.

Semifusa e Pausa de Semifusa - Tem a duração de 1/16 de tempo.

Quartifusa e Pausa de Quartifusa - É raramente usada. Tem a duração de 1/32 de tempo.

Relação Entre As Figuras

(clicar na imagem para ver um pouco melhor)

Nesta imagem apenas estão representadas as figuras musicais desde a semibreve até à semifusa (sete figuras) como disse no inicio, porque são estas as mais usadas e tanto a breve como a quartifusa raramente surgem.

Qualquer dúvida digam e/ou comentem.
Abraço
NMGA

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Um Pouco De Teoria Musical

Não darei toda a teoria aqui como é evidente e também não é esse o propósito principal deste blog, quem sabe criarei posteriormente um blog dedicado apenas à teoria musical, harmonia, arranjo, composição, etc. Acho realmente que podem e devem-se complementar ambos os blogs. Mas falaremos disso mais tarde. Provavelmente criarei o blog quando as matérias de teoria musical forem mais avançadas e estiverem num ponto em que seja necessário dividir estes assuntos (piano e teclados e teoria musical) de forma a clarificar e não confundir.

Aproveitem para se pronunciarem sobre este assunto - qual a vossa opinião de criar um blog para aprofundar as questões de teoria descritas acima - o vosso contributo é fundamental para a construção ou não do blog. Comentem.

Mas como todo o músico (incluindo quem toca piano e/ou teclados) tem que saber o básico e um pouco mais de teoria musical, falaremos agora sobre as bases teóricas da música.

A música é a arte do som, esta definição é um pouco redutora, mas é a mais convencional e geralmente aceite, e por agora serve.

As propriedades do som são quatro:
Duração - É o tempo de produção do som.
Intensidade - É a propriedade do som ser mais fraco ou mais forte.
Altura - É a propriedade do som ser mais grave ou mais agudo.
Por exemplo no piano, tocando-se da direita para a esquerda, o som vai-se tornando mais grave. Tocando-se da esquerda para a direita, vai-se tornando mais agudo.
Timbre - É a qualidade do som que permite reconhecer a sua origem.
É pelo timbre que sabemos se o som vem de um violino, de uma flauta, de um piano, ou de uma voz humana.

Na escrita musical, as propriedades do som são representadas da seguinte maneira:
Duração - Pela figura da nota (semibreve, colcheia, etc) e pelo andamento (Moderato=moderado; Allegro=alegre; Lento, etc - assunto a desenvolver posteriormente).
Intensidade - Pelos sinais de dinâmica (f=forte; p=piano,etc - assunto a desenvolver posteriormente).
Altura - Pela posição da nota na pauta e pela clave (se for clave de sol, clave de fá, clave de dó, etc - assunto a desenvolver posteriormente).
Timbre - Pela indicação da voz ou instrumento que deve executar a música.
A Pauta ou Pentagrama

A pauta ou pentagrama é um conjunto de cinco linhas horizontais, paralelas e equidistantes (têm a mesma distância entre si) e quatro espaços.

Tanto as linhas como os espaços são contados de baixo para cima



As notas podem ser escritas nas cinco linhas e nos quatro espaços


A posição da nota na pauta indica a altura do som, quanto mais para cima estiver escrita a nota, mais agudo é o som e quanto mais para baixo estiver escrita a nota, mais grave é o som. Por exemplo uma nota escrita na primeira linha será mais grave que uma nota escrita na segunda linha ou no terceiro espaço,etc., e uma nota escrita no quarto espaço será mais aguda que uma nota escrita num espaço ou linha mais abaixo como o segundo espaço ou a terceira linha por exemplo.

Mas existem notas mais agudas e notas mais graves que a pauta, para as escrevermos precisamos de linhas e espaços suplementares.

Linhas e Espaços Suplementares

São linhas e espaços que se acrescentam à pauta (acima ou abaixo) para escrever notas mais agudas (acima) e mais graves (abaixo) que esta.

As linhas e espaços suplementares são contados apartir da pauta, ou seja, à medida que se vai acrescentando.


É muito raro acrescentar ao pentagrama mais do que cinco linhas suplementares quer inferiores, quer superiores.

Notas escritas em espaços e linhas suplementares:

Neste exemplo a primeira nota está escrita no terceiro espaço suplementar inferior, e a segunda nota está escrita na segunda linha suplementar superior.

Resumindo:

Linhas e espaços na pauta:


(clicar na imagem para ver um pouco melhor)

Linhas e espaços suplementares:


(clicar na imagem para ver um pouco melhor)

Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida é só dizer.
Abraço
NMGA

terça-feira, 24 de julho de 2007

As Notas No Piano

Como disse que iria abordar vários níveis de dificuldade nada melhor que começar pelo mais básico de tudo. Quem não sabe aproveita para começar agora e quem já sabe revê os conhecimentos.

Primeiro para se poder tocar teremos de saber as notas no teclado.




Se olharmos para um teclado podemos ver grupos de duas teclas pretas e grupos de três teclas pretas, a tecla branca antes de cada grupo de duas teclas pretas é o dó e a tecla branca antes de cada grupo de três teclas pretas é o fá. Existem portanto vários "dós" e vários "fás" ao longo do teclado. Sabendo onde é o dó e o fá o resto é fácil é só contar. Todos sabem a ordem das notas: dó ré mi fá sol lá si e repete o dó (sentido ascendente) dó si lá sol fá mi ré dó (sentido descendente), basta então decorar onde é o dó e o fá.



Todos sabem dizer dó ré mi fá sol lá si dó de cima para baixo e vice-versa e até rapidamente mas um bom exercício é fazer o mesmo para cima e para baixo começando em todas as notas, ou seja, ré mi fá sol lá si dó ré e ré dó si lá sol fá mi ré; mi fá sol lá si dó ré mi e para baixo, etc começando em todas as notas e variando a velocidade até se tornar fácil.

Estude as notas num teclado até saber muito bem todos os lugares de todas as notas sem ter que pensar qual é a nota ou o lugar, estude até ficar automático. Depois poderemos avançar.

Se tiverem dúvidas ponham nos comentários para poder esclarecer caso contrário avançaremos.

Abraço
NMGA

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Nascimento Oficial

Este é por assim dizer o nascimento oficial de um blog que tanto insistiram para eu criar e que eu próprio já pensara fazer há algum tempo.

Como o próprio nome indica é um blog para quem gosta de piano e teclados. Pretende ser um espaço de partilha e informação. Agradeço todos os comentários, sugestões, pedidos, etc.

Serão abordados vários estilos de música e vários níveis de dificuldade.

Vejamos se conseguirei geri-lo exactamente como o planeei na minha mente.

Abraço
NMGA